Atlantic Tour 2010 conta para o Ranking Mundial e tem um prize-money total de 400.000 euros
A elite do hipismo mundial está de volta à Herdade da Comporta, para a 4.ª edição do Atlantic Tour, de 22 de Fevereiro a 28 de Março de 2010. Durante o período do evento, vão disputar-se oito competições a contar para o Ranking Mundial, com um prize-money total de 400 mil euros.
Segundo a organização, a grande novidade deste ano é o alargamento do calendário da prova para cinco semanas, que integra ainda, pela primeira vez, uma prova de Dressage e duas jornadas do Campeonato Nacional de Masters em Horseball.
Durante mais de um mês, a Herdade da Comporta no concelho de Alcácer do Sal, será a capital nacional do hipismo. Pela “cidade equestre” do Atlantic Tour vão passar 350 cavaleiros e 750 cavalos, representando países como França, Reino Unido, Irlanda, Rússia, Ucrânia, Bélgica, Holanda, Marrocos, Brasil, Suíça ou Suécia, num total de 26 países. Este ano marcam presença, pela primeira vez, representantes do Japão, China (incluindo as regiões administrativas de Hong Kong e Taiwan), Rússia e Polónia.
Entre os cavaleiros que já confirmaram presença no Atlantic Tour 2010 encontram-se nomes importantes da modalidade, como Kevin Staut (França), campeão europeu de saltos de obstáculos, Penelope Leprevost, vencedora do Atlantic Tour 2009, Michael Whitaker, o cavaleiro inglês em actividade com maior palmarés conquistado, e a selecção de França, vencedora da medalha de ouro dos Jogos Mediterrânicos de 2009: Olivier Guillon, Timothee Anciaume, Patrice Delaveau, Hervé Godignon, Julien Gonin e Michel Hecart.
Outros nomes da elite europeia presentes na Comporta são Jessica Kürten (Irlanda), Harry Smolders (Holanda), François Mathy Jr (Bélgica) e Tim Stockdale (Reino Unido). Também os melhores cavaleiros portugueses disputam o título, com destaque para o líder do ranking nacional, Luís Sabino Gonçalves, para o vice-campeão nacional, Francisco Moura e para António Vozone, que representa Portugal nos Jogos Equestres Mundiais de 2010, em Kentucky, nos Estados Unidos.
O calendário do Atlantic Tour 2010 é composto por quatro semanas de provas de salto de obstáculos, com início a 22 de Fevereiro e fim a 21 de Março, dia em que se realiza o Grande Prémio CSI4* “Turismo de Portugal”, com um prize-money total de 167 mil euros. A prova é qualificativa para os Jogos Equestres Mundiais de 2010. À semelhança da edição do ano passado, o Atlantic Tour tem uma prova exclusivamente feminina, denominada “GPA First Lady Cup”, na qual as melhores amazonas europeias disputam o título.
Na quinta semana de provas, o Atlantic Tour estreia duas competições. De 26 a 28 de Março, tem lugar a prova de Dressage, modalidade olímpica e reconhecida enquanto uma das provas equestres de maior beleza. Nos dias 27 e 28 de Março, a “cidade equestre” da Herdade da Comporta recebe a terceira e a quarta jornadas do Campeonato Nacional de Masters em Horseball, que contará com a participação das seis melhores equipas do campeonato.
Pela duração – 40 dias – e pelo número de provas – oito das quais a contar para o Ranking Mundial da FEI (Fédération Equestre Internationale), provas para cavalos jovens e outras destinadas a Juniores e Cavaleiros Jovens e Dressage –, o Atlantic Tour é um evento equestre de características únicas no panorama nacional e europeu.
Além de receber a competição, a Herdade da Comporta é um dos patrocinadores da prova, que tem ainda o patrocínio das restantes empresas do Grupo Espírito Santo, Banco Espírito Santo, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Alentejo e GPA.
.
in
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=102918