quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Oleões já estão a ser colocados no concelho de Alcácer do Sal

Os primeiros oleões, surgem no âmbito de um protocolo com a Ambilital, mas a câmara de Alcácer do Sal vai duplicar o número inicial e alargar a recolha a todo o concelho, instalando por sua iniciativa mais 12 oleões.

Os primeiros oleões já estão instalados no concelho de Alcácer do Sal e podem ser utilizados pela população. A recolha diferenciada de óleos usados contribui para o tratamento de um resíduo com fortes impactos ambientais e, ao mesmo tempo, para a redução das emissões atmosféricas de dióxido de carbono, pelo que todos podem dar o seu contributo para preservar o ambiente. Os primeiros oleões, surgem no âmbito de um protocolo com a Ambilital, mas a câmara de Alcácer do Sal vai duplicar o número inicial e alargar a recolha a todo o concelho, instalando por sua iniciativa mais 12 oleões.

Para já, os locais de recolha na cidade de Alcácer do Sal são os seguintes: • largo Visconde de Alcácer; largo Luís de Camões; 2 na avenida João Soares Branco; bairro da Casa do Povo; junto à Escola Básica nº1 (Telheiros); Largo dos Açougues e Quinta da Oriola. No Torrão os locais são o largo da Graça e a rua Padre Daniel.
Na freguesia da Comporta há três oleões: junto às instalações da Junta de Freguesia, atrás da GNR e junto aos restaurantes da Carrasqueira.
A recolha do óleo depositado será feita mensalmente e este será depois transformado em biocombustível,
Com esta medida, a autarquia vai também ao encontro do que está definido no Plano Nacional para as Alterações Climáticas, bem como com na Política Energética da União Europeia, que visa uma utilização mais intensiva dos biocombustíveis nos transportes, permitindo dar cumprimento ao Protocolo de Quioto, para além da utilização prudente e racional dos recursos naturais como o petróleo, o gás natural e os combustíveis sólidos, que são fontes de energia essenciais, mas também as principais fontes de emissão de CO2.

in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=260821&mostra=2&seccao=moldura&titulo=Oleoes-ja-estao-a-ser-colocados-no-conce

Sem comentários: