terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Limpeza do Sado em Alcácer do Sal Previne inundações e potencia náutica de lazer

Está pronta a avançar a empreitada de limpeza e desobstrução do rio Sado, uma obra lançada pela Associação de Beneficiários do Vale do Sado. Em parceria com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal foi apresentada uma candidatura que recebeu na semana passada luz verde para financiamento de 70 por cento do valor elegível, de cerca de um quarto de milhão de euros. O custo total da intervenção é de 467.530 euros.

Trata-se de um projecto classificado como “âncora” de interesse supramunicipal, que prevê a limpeza e desobstrução do rio Sado no troço entre São-Romão e Vale de Guizo, da Vala Real e da Ribeira de Algalé e respectivas margens, bem como a reabilitação da ponte da Herdade de Benegazil, obstáculo ao escoamento do Sado. Um total de mais de 51 quilómetros de linha de água a limpar e desobstruir, a que se juntam as ligações entre aquedutos e o rio, num total de 1.200 metros.
Aumentar a capacidade de escoamento do Sado, diminuir a probabilidade de cheias, aumentar a capacidade de drenagem dos campos agrícolas e criar a possibilidade de realização de passeios de barco, numa óptica da náutica de lazer e dos desportos náuticos, potenciando o turismo rural e de observação da natureza estão entre os objectivos a alcançar com esta intervenção.
A operação é financiada no Eixo 4 – Qualificação Ambiental e Valorização do Espaço Rural – INALENTEJO 2007/2013.

in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=260844&mostra=2&seccao=moldura&titulo=Limpeza-do-Sado-em-Alcacer-do-Sal-%0APr

Sem comentários: