domingo, 5 de dezembro de 2010

Alcácer do Sal vai deixar de despejar esgotos no rio Sado

A cidade de Alcácer do Sal vai deixar de despejar os seus esgotos directamente no rio Sado, “o mais tardar em 2012”, após a concretização das obras de requalificação da frente ribeirinha norte. As obras, segundo explica o presidente da câmara local, o socialista Pedro Paredes, fazem parte do programa de Regeneração Urbana de Alcácer do Sal (Ruas), “um projecto apaixonante”, que vai custar 3,7 milhões de euros, valor financiado em 80 por cento por fundos comunitários.

“Finalmente os esgotos de toda a encosta vão ser conduzidos para uma estação elevatória em vez de serem despejados no rio Sado”, congratula-se o autarca. Para além desta obra, vão ser reformuladas as redes de águas, electricidade e comunicações, bem como pavimentações e embelezamento do espaço público da frente ribeirinha da cidade. O dinheiro da comparticipação vai pagar também as obras que a autarquia tem levado a cabo nos últimos dois anos em duas dezenas de ruas, obras essas que “foram feitas por antecipação”.

A intervenção tem uma área de 34 mil metros quadrados e um período de execução de um ano. No entanto, o autarca admite que o prazo “possa não ser cumprido”. “É um terreno pantanoso, a intervenção é complexa e pode haver imprevistos, mas a câmara vai fazer um esforço para que tudo arranque no início de 2011 e acabe, o mais tardar, em 2012”, assegura Pedro Paredes.

Relativamente ao embelezamento da cidade, o edil revela que o projecto é “muito conservador”, com ênfase apenas em três aspectos, “limpar, tratar e melhorar pequenos detalhes”. Além da aprovação do projecto de requalificação da zona ribeirinha, que será financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), a câmara de Alcácer viu aprovadas outras candidaturas comunitárias que ascendem a um valor global de 2,96 milhões de euros.

Uma dessas candidaturas visa a criação de um balcão único para os serviços camarários. “Com esse balcão as pessoas pode ir sempre ao mesmo sítio para tratar dos seus assuntos com a câmara”, explica Pedro Paredes. Outra candidatura destina-se ao reforço das ligações aos bairros periféricos e uma terceira vai assegurar o pagamento da obra de revitalização do edifício Pomba Cupido, “obra já realizada, também por antecipação”. Para mais tarde ficará uma intervenção no castelo.

in http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=13396

Sem comentários: