quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Santa Margarida do Sado: Atribuído contrato de prospecção e pesquisa mineira

Companhia mineira canadiana Colt Resources, ganha concessão da prospecção mineira de Santa Margarida do Sado, que abrange uma área de 360 kms/2, nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Grândola e Alcácer do Sal.

Uma área com 360,4 quilómetros quadrados, nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Ferreira do Alentejo, denominada Santa Margarida do Sado, vai ser alvo da prospecção e pesquisa de depósitos minerais por parte de uma empresa canadiana.

O Governo Português adjudicou à companhia mineira canadiana Colt Resources, com sede em Montreal, o contrato para exploração dos depósitos mineiros na concessão denominada de Santa Margarida do Sado, situada nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Grândola e Alcácer do Sal, numa área de 360,4 km2 de terreno situado na perspectiva da extensão oeste da Faixa Piritosa Ibérica (FPI), onde a geologia é favorável à cobertura de sedimentos terciários da Bacia do Baixo Sado.

Além da concessão de Santa Margarida do Sado, para exploração de depósitos minerais de bário, chumbo, cobalto, cobre, estanho, ferro, manganês, níquel, ouro, prata e zinco à companhia foi concedida uma prorrogação de tempo relacionados com a sua concessão de ouro em Penedono, no distrito de Viseu.

A concessão de Santa Margarida do Sado está localizada no sul de Portugal, a 70 km a sudeste de Lisboa, e a cerca de 45 kms da costa atlântica sudeste, e situada perto do centro da concessão fica a cidade de Grândola.

A Faixa Piritosa Ibérica estende-se por mais de 250 km desde o sul de Espanha através de Portugal e é o anfitrião de inúmeros depósitos vulcanogénicos de sulfuretos maciços em ambos os países, incluindo vários depósitos gigantes com mais de 100 milhões de toneladas de recursos geológicos, como a Rio Tinto e Tharsis na Espanha, e Aljustrel e Neves-Corvo, em Portugal.

Segundo um comunicado emitido em Montreal, pela Colt Resources, o período de concessão “é para um prazo imediato de 4 anos com uma redução de área 50% no final do 2 º e 3 º anos”. De acordo com a companhia canadiana, “o investimento mínimo necessário para o primeiro ano é de 100.000 euros, e de 300.000 euros no segundo ano”. Em caso de prorrogação por mais dois anos, e em função dos resultados obtidos, o novo investimento “será no mínimo de 500.000 euros”.

Segundo a Colt, a companhia “começará imediatamente” a desenvolver um programa de compilação de dados e avaliação em preparação um programa de exploração activa para explorar o potencial para depósitos de sulfeto maciço que, historicamente, “deve conter uma combinação de cobre, chumbo, zinco, ouro e prata”.

Caso a prospecção e pesquisa demonstrar que existem depósitos minerais que justifiquem a sua exploração, o contrato entre o Governo Português e a Colt Resources, prevê que o prazo de exploração da concessão de Santa Margarida do Sado não será superior a 45 anos, prorrogável por 2 períodos que não ultrapassem 15 anos cada um.

O acordo entre as duas partes, define quais os encargos e pagamentos de descoberta comercial, a extracção de minério, a que a companhia canadiana fica sujeita, com a revisão a acontecer quando estiverem decorridos 5 anos e no fim de cada período de 5 anos.

.

in http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/35267

Sem comentários: