terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Regeneração Urbana - Fórum Urbano de Alcácer do Sal reúne pela primeira vez

Os parceiros do programa “Regeneração Urbana de Alcácer do Sal... do Castelo ao Sado”, constituídos em fórum de discussão, reúnem amanhã, pela primeira vez após a assinatura do protocolo de financiamento. A reunião decorre no auditório da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, pelas 20h30, e visa apresentar todos os contornos da candidatura e o seu plano de acção, bem como recolher contributos.

O programa de acção do Ruas vai mudar Alcácer do Sal e envolve um investimento global de 8,5 milhões de euros, dos quais aproximadamente 2,3 milhões são comparticipados pelo FEDER, numa iniciativa QREN com apoio no INALENTEJO. O objectivo é valorizar o papel de Alcácer do Sal como a Cidade Histórica do Litoral Alentejano.
Esta reunião, onde estará o núcleo operacional do projecto, constituído por técnicos da autarquia de diferentes áreas, e o presidente da câmara municipal, Pedro Paredes, que também preside ao fórum, dá o arranque aos trabalhos que levarão à execução do plano. Periodicamente, o núcleo reunirá com os parceiros – associações culturais e desportivas, associações empresariais e de desenvolvimento, universidades, institutos públicos, privados com intervenções previstas no território e serviços descentralizados da administração central – e prestará contas do andamento do processo. Paralelamente decorrerão reuniões técnicas, estando já agendadas entre a presente semana e a próxima encontros com comerciantes e proprietários da frente ribeirinha e da zona envolvente ao castelo.
Os projectos de execução das intervenções de regeneração urbana têm que ser apresentados até Dezembro de 2010 e executados até final de 2012. Entre os projectos financiados no âmbito da candidatura encontra-se a requalificação do espaço público na margem norte do Sado; a reformulação do Largo 25 de Abril, a requalificação do Largo dos Açougues; a requalificação da Torre do Relógio; a elaboração de um projecto de sinalética integrada; a implementação de sinalética na Frente Ribeirinha e no Centro Histórico e um plano de divulgação e comunicação.
De acordo com o Programa de Acção, para a zona ribeirinha, está ainda programada a criação de uma ecopista contínua de ligação nascente-poente; a reabilitação e dinamização da escola de remo municipal e a ampliação do ancoradouro já existente na margem sul. No centro histórico estão previstas intervenções no Largo Francisco Gentil, bem como a criação de uma solução integrada de recolha de resíduos sólidos urbanos. Na zona do Castelo, o programa prevê a requalificação do espaço público e a extensão das áreas verdes existentes; a conservação, consolidação e protecção dos vestígios arqueológicos a descoberto; e a elaboração de um estudo para a estabilização do morro e para a conservação da estrutura fortificada. Os acessos ao Castelo também não foram esquecidos estando programadas intervenções na Estrada de Santa Luzia, Rua da Matriz e Rua das Torres.
Todas estas intervenções deverão ser executadas até 2013, cabendo à câmara encontrar formas de financiamento para as levar a cabo.
.

Sem comentários: