domingo, 8 de agosto de 2010

Alcácer do Sal adjudica dois primeiros projectos de regeneração urbana

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal decidiu, em reunião pública do executivo, adjudicar à empresa Promontório Arquitectos Lda. a execução dos projectos para a requalificação urbana do espaço público da Margem Norte do Rio Sado e da zona intramuros e acessos ao Castelo de Alcácer do Sal.

Aquela firma foi a primeira classificada em ambos os concursos públicos para a elaboração do estudo prévio para a requalificação das duas áreas da cidade referidas.

Para a zona ribeirinha de Alcácer do Sal, a proposta aponta para soluções simples, austeras e capazes de resistir ao tempo, valorizando o centro histórico adjacente e as características que o tornam único. O calcário e a madeira são o material de eleição, respectivamente para os pavimentos e para as ocupações no espaço exterior, estando prevista a criação de percursos de sombra ao longo da margem do rio, valorizando o conceito de passeio público.
O estudo prévio preconiza também a reestruturação do espaço destinado às crianças, na zona poente da intervenção, para além de um equipamento destinado a posto de turismo e venda de produtos regionais, no limite nascente da zona de intervenção. Está ainda prevista uma nova bolsa de estacionamento na área adjacente do actual quartel de bombeiros, já que se pretende reduzir o trânsito automóvel e libertar a frente ribeirinha para a circulação pedonal e em bicicleta.
No que toca à zona intramuros e acessos ao castelo de Alcácer do Sal, os autores da proposta defendem novamente a simplicidade das soluções e uma inspiração centrada nas tradições locais e mediterrânicas de utilização do espaço público e de materiais. O estudo prévio aponta estrategicamente quatro zonas: o Anfiteatro do Rio; o Café-Esplanada da Torre; o Jardim das Oliveiras e o Jardim da Memória.
O objectivo é respeitar a identidade e a relevância histórica do local e dos muitos povos que ali se fixaram, ao mesmo tempo que se almeja tornar aquele espaço mais atractivo para moradores e visitantes.
Estes dois projectos abarcam sete intervenções de um total de 17 abrangidas pelo programa de acção do Ruas – Regeneração Urbana de Alcácer do Sal, que visa contribuir para a afirmação da cidade enquanto referência histórica na região e destino turístico de qualidade superior. O Ruas envolve 33 entidades parceiras e um investimento global de 8,5 milhões de euros, dos quais aproximadamente 2,3 milhões são comparticipados pelo FEDER, numa iniciativa QREN com apoio no INALENTEJO.

in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=143742&mostra=2&seccao=autarquias&titulo=Alcacer-do-Sal-%0AAdjudica-dois-primei

Sem comentários: