sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Avança a segunda fase da variante ferroviária de Alcácer do Sal

A Refer acabou de consignar a segunda fase das obras da variante de Alcácer de Sal para dar continuidade ao projecto de melhoria dos acessos ferroviários até ao Porto de Sines.

A Refer procedeu à consignação dos trabalhos da empreitada designada por "Variante de Alcácer (2ª Fase) – Via-Férrea e Instalações Fixas de Tracção Eléctrica", adjudicados ao consórcio Somafel/Ferrovias/Fergrupo por cerca de 19 milhões euros e um prazo de execução de nove meses.

"Esta importante melhoria de acessibilidades ferroviárias ao porto de Sines permitirá a prática de velocidades de circulação de 200 quilómetros por hora para comboios convencionais e de 220 quilómetros por hora para comboios basculantes", segundo recorda Lídia Sequeira, administradora do Porto de Sines, sendo uma das acções prioritárias para a Rede Ferroviária Nacional inscrita nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário

No Itinerário de mercadorias Sines – Elvas ( recorde-se que se trata do Projecto Prioritário nº 16 da Rede Transeuropeia de Transporte Ferroviário), "esta obra contribuirá para o reforço da competitividade do porto de Sines e da sua articulação com a rede de plataformas logísticas do Poceirão e de Elvas, com os portos de Setúbal e Lisboa, com a ligação de Alta Velocidade Lisboa/Madrid", referiu ainda Lídia Sequeira.

A interoperabilidade da Rede Ferroviária Nacional com as redes europeias de transporte de mercadorias, aspecto fundamental para a afirmação do porto de Sines no mercado ibérico, surge neste projecto como outra das grandes vantagens da aposta nesta nova linha férrea.A variante de Alc

ácer do Sal, entre a Estação do Pinheiro e o designado quilómetro 94 da Linha do Sul, deverá ficar pronta em Agosto de 2010, segundo as estimativas do próprio Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O projecto, que significa um investimento de cerca de 150 milhões de euros, irá criar uma variante com 29 quilómetros de extensão que está inserida no plano de requalificação da linha ferroviária entre Sines e Elvas.

De resto, a Administração do Porto de Sines garante que a modernização da ligação ferroviária àquela infra-estrutura do Litoral Alentejano "e à sua vasta área industrial e logística adjacente continua a decorrer a bom ritmo." Segundo a administração, esta obra visa "a melhoria das condições de operacionalidade desta importante interface ferroviária, que já concentra o maior número de composições de mercadorias em Portugal (26 composições diárias)." Com um custo global de 17,6 milh

ões de euros, a Refer, pretende criar condições para responder ao crescimento previsto para o Porto de Sines e para Zona Industrial e Logística de Sines, através do crescimento e modernização desta importante interface ferroviária. Com efeito, o novo layout da interface permitirá a gestão e triagem de um maior número de composições e de maior comprimento, em segurança e com alta capacidade de fluidez.

Ainda segundo o Porto de Sines, "trata-se de um projecto da maior importância na aposta no transporte ferroviário que o Porto de Sines tem imprimido, em parceria com os operadores de transporte e logísticos, que permitirá responder adequadamente às exigências dos novos investimentos de expansão do porto, com particular importância para o TXXI, e às novas indústrias que estão em processo de instalação na ZILS. "

A empreitada contempla a realização de trabalhos de construção civil, via e catenária para a materialização de um novo layout que contempla a construção de nove vias-férreas paralelas à linha existente no troço Ermidas – Sines, com uma extensão de cerca de oito quilómetros. Entre estudos e projectos (600 mil euros), empreitada geral de construção civil, via e catenária (6 milhões de euros), materiais de via (4,2 milhões de euros), sinalização, telecomunicações e convel (6,4 milhões de euros) e fiscalização (400 mil euros), o custo global da obra ficará em 17,6 milhões de euros.

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in http://diariodosul.com.pt/index.php/noticias/1638

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