sábado, 23 de janeiro de 2010
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Santa Margarida do Sado: Atribuído contrato de prospecção e pesquisa mineira
Companhia mineira canadiana Colt Resources, ganha concessão da prospecção mineira de Santa Margarida do Sado, que abrange uma área de 360 kms/2, nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Grândola e Alcácer do Sal.
Uma área com 360,4 quilómetros quadrados, nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Ferreira do Alentejo, denominada Santa Margarida do Sado, vai ser alvo da prospecção e pesquisa de depósitos minerais por parte de uma empresa canadiana.
O Governo Português adjudicou à companhia mineira canadiana Colt Resources, com sede em Montreal, o contrato para exploração dos depósitos mineiros na concessão denominada de Santa Margarida do Sado, situada nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Grândola e Alcácer do Sal, numa área de 360,4 km2 de terreno situado na perspectiva da extensão oeste da Faixa Piritosa Ibérica (FPI), onde a geologia é favorável à cobertura de sedimentos terciários da Bacia do Baixo Sado.
Além da concessão de Santa Margarida do Sado, para exploração de depósitos minerais de bário, chumbo, cobalto, cobre, estanho, ferro, manganês, níquel, ouro, prata e zinco à companhia foi concedida uma prorrogação de tempo relacionados com a sua concessão de ouro em Penedono, no distrito de Viseu.
A concessão de Santa Margarida do Sado está localizada no sul de Portugal, a 70 km a sudeste de Lisboa, e a cerca de 45 kms da costa atlântica sudeste, e situada perto do centro da concessão fica a cidade de Grândola.
A Faixa Piritosa Ibérica estende-se por mais de 250 km desde o sul de Espanha através de Portugal e é o anfitrião de inúmeros depósitos vulcanogénicos de sulfuretos maciços em ambos os países, incluindo vários depósitos gigantes com mais de 100 milhões de toneladas de recursos geológicos, como a Rio Tinto e Tharsis na Espanha, e Aljustrel e Neves-Corvo, em Portugal.
Segundo um comunicado emitido em Montreal, pela Colt Resources, o período de concessão “é para um prazo imediato de 4 anos com uma redução de área 50% no final do 2 º e 3 º anos”. De acordo com a companhia canadiana, “o investimento mínimo necessário para o primeiro ano é de 100.000 euros, e de 300.000 euros no segundo ano”. Em caso de prorrogação por mais dois anos, e em função dos resultados obtidos, o novo investimento “será no mínimo de 500.000 euros”.
Segundo a Colt, a companhia “começará imediatamente” a desenvolver um programa de compilação de dados e avaliação em preparação um programa de exploração activa para explorar o potencial para depósitos de sulfeto maciço que, historicamente, “deve conter uma combinação de cobre, chumbo, zinco, ouro e prata”.
Caso a prospecção e pesquisa demonstrar que existem depósitos minerais que justifiquem a sua exploração, o contrato entre o Governo Português e a Colt Resources, prevê que o prazo de exploração da concessão de Santa Margarida do Sado não será superior a 45 anos, prorrogável por 2 períodos que não ultrapassem 15 anos cada um.
O acordo entre as duas partes, define quais os encargos e pagamentos de descoberta comercial, a extracção de minério, a que a companhia canadiana fica sujeita, com a revisão a acontecer quando estiverem decorridos 5 anos e no fim de cada período de 5 anos.
.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Turismo em sessão informativa
A sessão está marcada para as 10h30, no Hotel M’ar de Ar Aqueduto, e será focado o Pólo de Competitividade e Tecnologia TURISMO 2015 bem como o Sistema de Incentivos à Inovação - Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado. Os interessados devem confirmar a presença até dia 15 de Janeiro para roberto.grilo@turismodoalentejo-ert.pt.
A sessão conta com a presença de António Ceia da Silva, Presidente da ERT Alentejo, Maria José Catarino, Miguel Mendes e Luís Coito do Turismo de Portugal, IP.
O Pólo de Competitividade e Tecnologia Turismo 2015 prevê um novo modelo operacional de concretização da política de turismo alicerçado na inovação, na qualificação e na modernização das empresas turísticas e sustentado na cooperação e no funcionamento em rede.
O Pólo Turismo 2015 pretende demonstrar que a cooperação é um instrumento privilegiado para aumentar a competitividade; estimular uma atitude estrategicamente inovadora no seio das empresas e garantir a propagação de benefícios da rede de cooperação de todo o território.
Ministro da Agricultura recebe Comissão de Defesa dos Agricultores e Arroz de Alcácer
A reunião foi solicitada por Pedro Paredes com o objectivo de expor ao governante os problemas enfrentados pelos orizicultores do concelho, bem como para obter por parte do ministro informação sobre as medidas que pretende levar a cabo para minimizar os prejuízos daqueles agricultores, reiterando a preocupação do município sobre esta questão, dada a grande importância social e económica que o sector possui em Alcácer do Sal.
Regeneração Urbana - Fórum Urbano de Alcácer do Sal aberto a todos
Esta semana estão já previstos mais encontros, desta vez entre o núcleo operacional do programa Ruas, composto por técnicos da câmara, e os moradores, proprietários e comerciantes da área de intervenção.
Recorde-se que o programa Ruas envolve um investimento de 8.5 milhões de euros, 2,3 dos quais já financiados pelo FEDER, numa iniciativa QREN com apoio no INALENTEJO.
Como salientou Pedro Paredes, presidente da autarquia, este é um projecto multidisciplinar e de uma grande abrangência, já que abarca desde infra-estruturas de saneamento, pavimentação e restauro do património, à dinamização da escola de actividades náuticas ou à comunicação, só para dar alguns exemplos.
Entre os objectivos do programa que vai requalificar o espaço público da cidade está a promoção da ligação entre Alcácer do Sal e o rio e a fruição do mesmo por parte de habitantes e turistas. Pretende-se também fomentar a consolidação do tecido urbano e a articulação com as zonas periféricas, ao mesmo tempo que se promove a dinamização económica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
.
in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=143216&mostra=2&seccao=autarquias&titulo=Regeneracao-Urbana-Forum-Urbano-de-Alcacer-do-
A SAGA DO PARQUE PARTE II
Não nos podemos esquecer que a Senhora Presidente da junta de Freguesia da Comporta até é Educadora de infância,e temos toda a certeza que exige toda a segurança e qualidade dos materiais que utiliza com os seus alunos.
Apelamos também à Câmara Municipal de Alcacer do Sal, às entidades fiscalizadoras que façam uma visita a este parque infantil e verifiquem as condições do dito.
Aos leitores do maiscomporta insistam quanto eu , pois a Freguesia é de todos e não só de alguns!
.
in http://maiscomporta.blogspot.com/2010/01/saga-do-parque-parte-ii.html
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Regeneração Urbana - Fórum Urbano de Alcácer do Sal reúne pela primeira vez
O programa de acção do Ruas vai mudar Alcácer do Sal e envolve um investimento global de 8,5 milhões de euros, dos quais aproximadamente 2,3 milhões são comparticipados pelo FEDER, numa iniciativa QREN com apoio no INALENTEJO. O objectivo é valorizar o papel de Alcácer do Sal como a Cidade Histórica do Litoral Alentejano.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Gimnodesportivo reabre portas com novo piso, balneários renovados e Bolo-rei
O novo e moderno piso do Pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer do Sal vai ser estreado esta quarta-feira (Dia de Reis), pelas 14h, pelos alunos da Escola EB 2,3 Pedro Nunes, da Escola Bernardim Ribeiro do Torrão e da Escola Secundária, que participam num torneio inter-escolas de futsal e voleibol, que marca a reabertura do pavilhão.