quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Preconceito ou realidade?!

A minha vizinha é uma excelente Central de Informações. Sabe o que se passa na rua do monte, nos arredores e em todo o concelho de Alcácer. Por vezes, ainda tem informações da Lisboa.
Eu já suspeitava, o processo eleitoral que se avizinha pode ser de complexa transparência. Basta lembrar que um dos membros da comissão eleitoral autárquica, o Sr. José Estevão, é simultâneamente, candidato pela CDU(ou PCP) à vereação – em último recurso, é ele quem nomeia os representantes para as mesas. É uma situação ilegal? Sim. Mas é real!
Pode até ser preconceito meu, mas sempre tive a impressão que há quem lide mal com a democracia.
Bem, todo este comentário para chegarmos à ultima novidade dada pela minha vizinha. Na Junta de Santa Susana parecem estar a ocorrer desmandos nada próprios de uma democracia.
Primeiro foi a famigerada reunião para escolha dos membros das mesas em que o delegado e candidato da CDU à Junta – lá estão eles outra vez ou é preconceito meu... - ao que circula na blogosfera “inviabilizou arrogantemente a escolha dos membros para as mesas de voto de Santa Susana e do Barrancão”. Como terá dito esse delegado da CDU, “ era ele que mandava ali e escolhia os lugares que queria sem que os outros partidos pudessem escolher”. Tudo isto com ”com a conivência do actual Presidente da Junta”. E “não deixaram que os delegados dos outros partidos fizessem a acta, que por lei tem que ser feita”.
Agora, haverá mais um desenlace caricato. Aqui, na rua do monte, a minha vizinha informa que anteontem terá ocorrido uma reunião na câmara municipal para sortear os membros das mesas eleitorais de Santa Susana. Compareceram representantes do PS, CDU e CDS... os outros partidos não foram sequer contactados!
Fez-se o sorteio e resultado - continuo a citar a minha vizinha - apesar de serem apenas três os partidos presentes, o CDS teve direito, somente, a um representante nas mesas. Estranho.
Esteve presente neste sorteio, para além dos delegados dos três partidos citados e do presidente da Junta de Santa Susana, um representante da Câmara Municipal. Foi um tal de Zé... a minha central sobre este pormenor é imprecisa.
Não me digam que foi o Zé ... O tal senhor que é membro da comissão eleitoral autárquica e, simultâneamente, candidato pela CDU à vereação. Terá sido?
A realidade parece justificar o meu preconceito?!
.

Sem comentários: