O rio Sado, entre São Romão e Vale de Guizo, vai ser alvo de uma acção de limpeza e desobstrução. A acção, aprovada na última reunião de câmara do executivo de Alcácer do Sal, pretende evitar o alagamento dos campos e permitir a navegabilidade do Sado.
O protocolo, que prevê a criação de uma parceria entre a Associação dos Beneficiários do Vale do Sado, o município, a Administração da Região hidrográfica do Alentejo e a Associação de Protecção Ambiental do Sado foi aprovado por unanimidade na última reunião de câmara e implica para já uma comparticipação financeira por parte da autarquia de aproximadamente 17.900 euros.
O projecto de limpeza e desobstrução do rio Sado foi considerado um projecto âncora no despacho de reconhecimento formal da candidatura “Reinventar e Descobrir – da Natureza à Cultura” e vai ser alvo de candidatura ao QREN.
Para além de pretender evitar o alagamento dos campos, este projecto visa permitir a navegabilidade do Sado numa área mais abrangente, permitindo desportos náuticos e trilhos de observação da natureza, duas grandes apostas para o turismo no concelho.
A Associação de Beneficiários do Vale do Sado será responsável pela liderança da parceria e a Administração da Região Hidrográfica do Alentejo vai disponibilizar acompanhamento técnico na fase da empreitada do projecto.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário