quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alcácer vai tirar troncos do Sado para beneficiar campos agrícolas

A Câmara de Alcácer do Sal vai candidatar o projecto de limpeza e desobstrução no rio Sado, entre São Romão e Vale de Guizo ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), com o objectivo de procurar evitar o alagamento dos campos de cultivo, permitindo ainda uma melhor navegabilidade do rio numa área mais abrangente. O investimento ronda os cem mil euros e pretende ainda dotar o concelho de mais atractivos turísticos, permitindo a prática de desportos náuticos e trilhos de observação da natureza, que são duas grandes apostas para o sector neste concelho do Litoral Alentejano.

O presidente da autarquia, Pedro Paredes, justifica o projecto com o facto de na zona a ser intervencionada – São Romão a Vale do Guizo – terem caído muitos troncos de árvores que têm vindo a causar a obstrução do curso normal do rio. É por isso que o Sado acaba por transbordar mais do que o normal em dias de maior pluviosidade, arrastando prejuízos aos campos agrícolas que prolongam pelas margens do rio.
De resto, foram os próprios proprietários agrícolas com terrenos nesta zona que decidiram apresentar a situação à câmara, alegando que a actividade agrícola começa a revelar prejuízos acentuados, o que levou a edilidade a avançar com um estudo prévio para preparar uma candidatura ao QREN que, entretanto, já foi aceite.
Segundo o projecto definido pela autarquia, a ideia consiste apenas na retirada dos troncos e outros objectos que estejam a obstruir o curso do rio. O projecto de limpeza e desobstrução do Sado foi, inclusivamente, considerado como um projecto âncora no despacho de reconhecimento formal da candidatura "Reinventar e Descobrir – da Natureza à Cultura" e vai ser alvo de candidatura ao QREN, revelou ainda Pedro Paredes, acrescentando que o projecto está agora a ser preparado com maior detalhe, não se sabendo ainda quando poderá estar concluído para a candidatura, mas tal deverá ocorrer em breves meses, segundo estima o município.
Contudo, a Câmara de Alcácer do Sal admite que autarquia não está sozinha e decidiu assinar um protocolo que prevê a criação de uma parceria entre a Associação dos Beneficiários do Vale do Sado, o município, a Administração da Região Hidrográfica do Alentejo e a Associação de Protecção Ambiental do Sado.

Este protocolo implica para já uma comparticipação financeira por parte da autarquia de aproximadamente 17 900 euros para a elaboração do projecto, sendo que, no global, a intervenção de limpeza deverá custar cerca de 100 mil euros, segundo revelou a edilidade, que está também a preparar o projecto "Rota dos Canais" que visa «aproveitar as plataformas dos antigos sistemas de rega construídos no Estado novo para construir ecopistas que funcionarão como trilhos de observação da natureza.

Entretanto, ainda em matéria de turismo, o Castelo de Alcácer do Sal é um dos monumentos que vai ser alvo do cheque-obra, um programa de recuperação do património classificado, recentemente lançado pelo Ministério da Cultura.

O programa prevê o restauro do património cultural de imóvel classificado português e vai funcionar na lógica do mecenato. Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, empresas privadas vão associar-se voluntariamente ao Estado com donativos em espécie, no caso em obras, num plano plurianual de âmbito nacional.
.

Sem comentários: