segunda-feira, 11 de maio de 2009

Projecto da nova escola secundária

Cerca de oito mil metros quadrados dedicados em exclusivo ao ensino secundário, em instalações modernas, bem equipadas e preparadas não só para a educação, mas também para o trabalho de docentes e funcionários, convívio e o desenvolvimento pessoal.
É tudo isto que promete o projecto da nova escola secundária de Alcácer do Sal, apresentado recentemente no auditório municipal da cidade. A construção deste estabelecimento de ensino será o culminar de um longo processo de reivindicação junto da tutela, que uniu toda a comunidade local.

O Ministério da Educação, através da empresa Parque Escolar, que apresentou o projecto, garantiu que depois da fase de pré-qualificação, já a decorrer, será rapidamente lançado concurso por convite a empresas, para a escolha daquela que levará a cabo a obra. Esta terá início no final do presente ano lectivo, decorrerá em simultâneo com as aulas, em espaços distintos, e deverá estar concluída a tempo do ano lectivo 2010/2011.O projecto propõe uma fusão entre o edifício original, que será totalmente requalificado, e um novo corpo que se estenderá em direcção ao castelo. Entre as novas áreas, destaque para a “Escola de Música”, dois campos de jogos com respectivas áreas de apoio, salas de aula e laboratórios, cozinha e refeitório polivalente e um Centro de Novas Oportunidades completamente independente.Como Pedro Paredes, presidente da autarquia, referiu na altura, “a construção da nova escola é uma prioridade absoluta para a câmara, porque representa melhor formação para os nossos jovens, mais competitividade no mercado de trabalho e, em consequência, melhor emprego”.Recorde-se que Em 2007, a câmara, a assembleia municipal, a comunidade escolar e a população uniram esforços para reivindicar esta obra junto do Ministério da Educação, já que a mesma havia sido retirada do plano de investimento do Estado sem motivo anunciado. A movimentação deu resultado, com o compromisso da tutela de fazer avançar a construção até ao início do próximo Verão.
O actual estabelecimento de ensino foi criado em 1973 e tem sido adaptado sucessivamente para acolher as valências do ensino secundário. A funcionar parcialmente em pré-fabricados o espaço não reúne as condições adequadas às modernas necessidades.
.

Sem comentários: