quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mês da Cultura em Alcácer do Sal - Acção "Todos ao monte da tumba" e Gimnofesta são destaques

"O Mês da Cultura continua de portas abertas em Alcácer do Sal. Cinema, teatro, música, exposições, ateliers, actividades desportivas, encontro de história e arqueologia, recriação história. A oferta é variada e até início de Junho há iniciativas a pensar em todas as idades e diferentes gostos. No próximo fim-de-semana o destaque vai para a acção: “Todos ao Monte da Tumba”, que visa mobilizar a população para a preservação de um património histórico que é de todos.

A Câmara de Alcácer do Sal lançou o desafio e a partir das 10 horas de sábado espera-se a participação popular na limpeza daquela estação arqueológica do calcolítico, localizada na freguesia do Torrão, bem como no grande piquenique que se seguirá ao trabalho.
Já ontem foi inaugurada a exposição de fotografia Tailândia, Rostos e Paisagens, a tradução fotográfica de José Pinto Ribeiro e Miguel Valle Figueiredo, de um país conhecido pela diversidade das suas cores e fruto de visitas separadas no tempo. A exposição, que esteve no museu do Oriente, estará agora patente até dia 2 de Junho na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, de segunda a sábado, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 19h.
Hoje o destaque vai para peça "O Tesouro", do Grupo de Teatro Extremo, que conta a história de um povo infeliz e solitário que perdeu o seu maior tesouro: a liberdade e ficou sob o peso de uma misteriosa tristeza. Subitamente, num dia primaveril, o povo consegue recuperar o tesouro perdido e passa então a viver plenamente. A peça, dirigida aos alunos do 2º ciclo do ensino básico, pode ser vista às 10h30 e às 14h, no auditório municipal.
Sexta e sábado há um novo filme para ver no auditório municipal. Às 21h30 passa o filme Revolutionary Road, que conta a história de um jovem casal em busca de uma vida plena numa época marcada pelo conformismo. Aprisionados num mundo de convenções codificadas, eles sonham sem fé, à medida que as mentiras e a ilusão despoletam consequências explosivas.
Também no sábado, para além da acção: "Todos ao Monte da Tumba", o desporto também não foi esquecido e, a partir das 17h, o pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer do Sal recebe o Sarau de Ginástica Gimnofesta, num espectáculo pleno de ritmos e cor, que conta com a presença de mais de 150 atletas de todas as classes de ginástica do Sporting Clube de Portugal.
Já dia 18, Dia Internacional dos Museus, reabre ao público o Museu Etnográfico do Torrão com a exposição "Descobrimentos", que reúne painéis informativos sobre esta época, lado-a-lado com trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Freguesia do Torrão.
O I Encontro de História e Arqueologia (dias 22, 23 e 24 de Maio), o II Prémio João Faria em Carrinhos de Rolamentos (dia 29 e 30 de Maio) e a II Recriação Histórica no Torrão (dias 5, 6 e 7 de Junho) são os grandes destaques da 4ª edição do mês da Cultura
O Programa completo desta iniciativa está disponível no site da autarquia em www.cm-alcacerdosal.pt
.
in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=93062&mostra=2&seccao=moldura&titulo=Mes_da_Cultura_em_Alcacer_do_Salbr

Sem comentários: