As obras de ampliação da actual escola secundária de Alcácer do Sal deverão estar concluídas a tempo do início do ano lectivo de 2011/2012. Pedro Paredes, presidente da câmara municipal, esclarece que a empreitada, que “se estenderá por dezoito meses”, atende a “antigas reivindicações da população alcacerense”, dado que a actual escola secundária “funciona parcialmente em pré-fabricados”, não reunindo o actual espaço “as condições adequadas às modernas necessidades do ensino”.
De acordo com as informações disponibilizadas pelo autarca, a obra custará cerca de 2,5 milhões de euros e será totalmente da responsabilidade do ministério da Educação. “Isto não será uma despesa da autarquia”, esclarece Pedro Paredes, que adianta ainda que o montante gasto foi apenas o de cento e cinquenta mil euros, dado que esta “avançou com um projecto de expropriação para conseguir ficar com um terreno de dois mil metros quadrados”, contíguos às instalações da actual escola secundária do concelho.
A nova infra-estrutura vai ter “mais valências do que a escola secundária actual”, devendo estar dotada, entre outras, “de um centro multimédia e de melhores condições para os docentes e para os alunos”. Para o autarca alcacerense, uma das mais-valias da nova empreitada será a de “incluir uma componente de formação de ensino profissional”, uma vez que “existirá bastante espaço para aqueles que pretendam enveredar por uma componente mais técnico-profissional”.
“O topo nascente da actual escola vai ser cortado e a esta será, por sua vez, acrescentado um novo corpo”, esclarece ainda Pedro Paredes. Sobre o facto de as obras decorrerem em simultâneo com mais um ano escolar, o edil de Alcácer adianta que todas as “entradas e saídas serão condicionadas”, pelo que a obra “vai decorrer de modo a que estejam salvaguardadas todas as medidas para não haver quaisquer conflitos”. “As aulas não vão parar”, acrescenta ainda Pedro Paredes.
Segundo as informações avançadas pela Parque Escolar, empresa responsável pela obra, a Pedro Paredes, o concurso para a construção da empreitada “deverá ser lançado ainda neste Verão”, pelo que é expectável que as obras se iniciem “já no inicio do próximo ano lectivo”. O presidente de Alcácer do Sal esclarece ainda que, perante “tantas obras que se estão a fazer no concelho na área da educação”, a autarquia está “a fazer uma aposta radical no ensino, cumprindo, obviamente os objectivos da carta educativa do concelho”.
.
in http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=10797
Sem comentários:
Enviar um comentário