sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Governador civil preocupado com problemas do sector do arroz

O governador civil do distrito de Setúbal, Macaísta Malheiros, está “preocupado” com os problemas dos produtores de arroz de Alcácer do Sal. Depois de reunido com Pedro Paredes, presidente da câmara municipal daquele município, e com os representantes das várias associações ligadas à orizicultura, Macaísta Malheiros prometeu “interceder junto do ministro da Agricultura, António Serrano”, no sentido de encontrar soluções para o sector, embora adiante que “o Governo não tem competência para resolver todos os problemas, porque estes são de natureza diferente e têm consequências distintas”.


De acordo com o governador civil, um dos problemas com que o sector da orizicultura se depara está directamente relacionado com a prática do dumping, ou seja, com a venda do arroz nas grandes superfícies comerciais abaixo dos reais custos de produção. Macaísta Malheiros explica que é “necessário saber se existem práticas censuráveis por parte das grandes distribuidoras, para evitar estas alegadas práticas de dumping”. O presidente da câmara alcacerense concorda com o governador civil e alega que a imagem “de maus da fita, que os produtores de arroz têm, tem de ser mudada”.

Na audiência entre as diferentes partes foram também expostos os problemas decorrentes da “quebra do valor de arroz, face a 2008”, que contraria a tendência de produção cada vez mais alta, a hipótese de ser criada “uma linha de crédito específica, com fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder)”, que tornaria os custos de produção mais competitivos, bem como a criação “de uma denominação de origem protegida”, que valorizaria o produto. “Os produtores de arroz queixam-se também dos problemas crescentes que têm para pagar atempadamente à segurança social e estão preocupados com a possibilidade de a União Europeia deixar de classificar a zona de produção como uma área desfavorecida”, salienta o governador civil.

O município de Alcácer do Sal também já pediu uma audiência ao ministro da Agricultura, para que sejam discutidas soluções que minimizem os problemas que a orizicultura actualmente enfrenta. João Reis Mendes, director executivo do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (APARROZ), uma das associações que reuniu com o governador civil, não prestou declarações sobre este assunto, em tempo útil, ao “Setúbal na Rede”.

.

in http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=11711

Sem comentários: