O Cais Palafítico da Carrasqueira, património único na Europa e um dos pontos mais visitados do concelho de Alcácer do Sal, está mais seguro e qualificado, depois de uma intervenção agora concluída que levou à substituição de estacas e tabuado apodrecidos e que colocava em risco a segurança de turistas e pescadores.
A recuperação, que custou cerca de 15 mil euros, foi paga pelo município e executada por elementos da comunidade local, que melhor conhecem aquele espaço, sendo que trabalho idêntico está a ser levado a cabo no cais da Comporta.
Recorde-se que, embora aquela área pertença à Herdade da Comporta e dependa do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, a câmara de Alcácer do Sal entendeu que devia apoiar assim a comunidade piscatória, encontrando-se empenhada em contribuir para uma solução para qualificar a zona envolvente – lota, sanitários e acessos – também do ponto de vista turístico.
O Cais Palafítico da Carrasqueira é um emaranhado de estruturas que surgiu no início da segunda metade do século XX e foi crescendo desde essa altura. Possibilita aos pescadores da zona passarem sob as extensas áreas de lodo, permitindo o acesso às embarcações e a própria faina durante a baixa-mar. Cada passadiço esconde pelo menos dois pequenos embarcadouros individuais, povoados de barcos de cores.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário