quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Alcácer do Sal investe na melhoria do parque escolar

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai investir na melhoria do seu parque escolar, depois de ter anunciado a construção do centro escolar do Torrão, da Comporta e do Morgadinho. Além disso, o presidente Pedro Paredes, que se confessa “muito satisfeito” com estes projectos, revela ainda que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, garantiu que “vai avançar a nova escola secundária” da cidade, num “investimento do Estado, excepto na aquisição do terreno”.
Com um investimento de cerca de “3,8 milhões de euros” nos três centros escolares, Pedro Paredes garante que, “mesmo que as candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) não sejam aprovadas, a decisão já está tomada” e a autarquia “compromete-se” a avançar com esses projectos, uma vez que “não podem ficar à espera”. Para o presidente da autarquia, este é “um esforço financeiro que faz todo o sentido”, uma vez que vai “estimular a vida dos jovens”.

Apesar de reconhecer que “este investimento vai impedir tomar outras decisões”, como “a reparação de uma estrada ou o restabelecimento de um acesso”, Pedro Paredes sublinha que é “dinheiro bem gasto”. Assim, este conjunto de iniciativas que fazem parte de uma “opção prioritária”, apresentam-se em “contra-ciclo contra o pessimismo global”, o que deixa o edil “orgulhoso”.
Pedro Paredes considera que Alcácer do Sal “é um concelho com uma economia rural e com boas qualificações nesta área, mas falta alguma qualificação técnica dos jovens”. Assim, estas “intervenções vão resolver a qualificação do parque escolar” da região, com a “concentração de esforços” e o “sacrifício de algumas escolas rurais que tiveram que cair”. Para “o próximo mandato, fica para já adiada a “requalificação da escola das Telheiras”, que “não é tão urgente”.
.

Sem comentários: