sábado, 6 de junho de 2009

II Recriação Histórica – Torrão ao Tempo de Bernardim Ribeiro

Começou esta manhã a II Recriação Histórica – Torrão ao Tempo de Bernardim Ribeiro que durante três dias vai levar todos os visitantes numa viagem no tempo até à época do Renascimento. Uma feira renascentista – sob o mote “Cores e sabores das descobertas” - ementas históricas, objectos antigos, artesanato, jogos, falcoaria, tiro com arco, ruas decoradas, profissões há muito esquecidas e centenas de figurantes com trajes de época têm surpreendido todos aqueles que passam pela vila onde nasceu o poeta palaciano Bernardim Ribeiro.

Amanhã a animação começa às 14h, com a abertura da feira renascentista, e segue até à meia-noite com uma dramatização e dança do poema “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa, levada a cabo por um grupo de alunos do curso de formação de animação sociocultural, da Associação de Desenvolvimento do Torrão. Domingo, a feira abre portas à mesma hora, e às 15h começa um cortejo histórico pelas ruas da povoação. Segue-se a leitura do Foral do Torrão e poesia de Bernardim Ribeiro e Luís Vaz de Camões, a dramatização de biografias de navegadores portugueses, danças palacianas e demonstração de capoeira a cargo de alunos do agrupamento de Escolas do Torrão. A animação prossegue até às 23h com demonstrações de tiro com arco e falcoaria, mostra de armas, repasto histórico, torneio quinhentista e cuspidores de fogo e som e uma guarda de honra marca o encerramento desta iniciativa.
Esta recriação histórica fecha o mês da Cultura, uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e tem a colaboração da população e de instituições locais que aderiram de forma.
.
in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=131242&mostra=2&seccao=cultura&titulo=Em-Alcacer-do-Sal-%0AII-Recriacao-Historica-Tor

Sem comentários: