quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alcácer do Sal - Candidatura de 8,5 milhões para regenerar frente ribeirinha

Câmara Municipal de Alcácer do Sal apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo no âmbito do desenvolvimento e regeneração urbana. O plano, denominado de RUAS-Regenaração Urbana de Alcácer do Sal…do Castelo ao Sado, abrange uma área de 61.039 metros quadrados, envolve 33 parceiros, públicos e privados e um total de mais de 8.5 milhões de euros de investimento público.

Candidatura de 8,5 milhões para regenerar frente ribeirinha
A apresentação da candidatura foi ratificada por unanimidade na última reunião de câmara e a área de intervenção proposta no programa de acção abarca o centro histórico da cidade e a frente ribeirinha, quer na margem norte, quer na margem sul, preconizando a requalificação de 35.553 metros quadrados de espaço urbano e de 25.486 metros quadrados de espaço público verde, entre Junho deste ano e Abril de 2012.
Entre as acções propostas está a requalificação de espaços públicos - ruas, largos e praças - e de edifícios; a criação de uma ciclovia e de áreas de esplanada; o alargamento do cais de ancoragem da margem Sul e da escola de actividades náuticas na margem Norte; bem como a revitalização do tecido económico na zona de intervenção, com a modernização e potenciação das actividades das pequenas e médias empresas dos sectores de comércio e serviços.
Recorde-se que o trabalho de regeneração urbana no centro histórico de Alcácer do Sal já teve início por iniciativa da câmara municipal, com acções como as escavações arqueológicas no espaço do Museu Pedro Nunes, para posterior recuperação do espaço, e a requalificação de infra-estruturas enterradas e pavimentos de mais de duas dezenas de ruas. A ser aprovada, a presente candidatura promete dar uma imagem mais atractiva e organizada à cidade de Alcácer do Sal, promovendo a ligação entre o casario em anfiteatro e o rio Sado.
A candidatura agora apresentada emana de um Estudo de Enquadramento Estratégico desenvolvido pela ParqueExpo, que o executivo municipal discute amanhã, dia 22 de Abril, na reunião pública de câmara que tem início marcado para as 14 horas.
Este estudo enfatiza o papel dos principais núcleos urbanos, com particular incidência na sede de concelho e nas localidades de Comporta e Torrão, assumindo-se como instrumento estratégico para a afirmação do concelho no contexto regional e nacional; como uma ferramenta de base à tomada de decisão pelo município e diversos agentes e sectores da sociedade; um elemento de suporte às candidaturas que a câmara venha a apresentar no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional e um documento de apoio à revisão do Plano Director Municipal, assim como de orientação à elaboração do Plano de Urbanização da cidade de Alcácer do sal, em curso.
Para além de um diagnóstico sobre o território, o estudo aponta estratégias de intervenção, com respectivos investimentos estimados e fontes de financiamento, e ainda as acções concretas a levar a cabo para atingir os objectivos propostos.
.

Sem comentários: