quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ministra visitou obras da nova escola secundária

A ministra da educação visitou ontem os trabalhos de construção da Escola Secundária de Alcácer do Sal, uma obra há muito necessária e que teve recentemente início. A empreitada agora em execução enquadra-se no Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário e tem um valor de 7.34 milhões de euros.
.
Até 2 de Novembro de 2010 (data apontada para a conclusão da obra), terá lugar a total remodelação das instalações existentes, ao nível do reordenamento de compartimentação, beneficiação de revestimentos interiores e eventual intervenção na super-estrutura; remodelação das infra-estruturas eléctricas, de telecomunicações, águias e esgotos, construção de um novo edifício de aulas e polidesportivo coberto e ainda arranjos exteriores. No momento decorrem demolições de uma grande parte dos blocos pré-existentes, que não serão reutilizados.
.
A visita de Maria de Lurdes Rodrigues - que também colocou questões sobre a restante rede escolar do concelho, nomeadamente sobre a construção dos novos centros escolares a cargo da câmara municipal - inseriu-se num conjunto de outras visitas que iniciou ontem com o Primeiro-Ministro, José Sócrates. O objectivo é aferir da evolução do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, que prevê 332 intervenções em estabelecimentos até 2015 e um investimento inicial de 940 milhões de euros.
.
A actual Escola Secundária de Alcácer do Sal, que resulta da adaptação e sucessivas ampliações de um antigo edifício da rede privada do início dos anos 70 do século passado, há muito que não correspondia às modernas exigências do ensino, quer em termos de funcionalidade, quer de segurança ou comodidade.
.
A construção de um novo estabelecimento esteve prevista durante muito tempo mas demorou a ser concretizada. Só depois de um complexo processo de negociação com a tutela e da criação de um movimento local liderado pela Câmara e Assembleia municipais para reivindicar a criação de um novo espaço, o Ministério da Educação deu finalmente o seu aval, fazendo avançar os trabalhos.
.

Sem comentários: