sábado, 17 de novembro de 2012

Pedaços de história ao abandono


Deixados à sua sorte, com pouca ou nenhuma manutenção, mastros recolhidos, assim vão nossos Galeões Pinto Luísa e Amendoeira. Depois de tanto dinheiro dos nossos impostos aqui investidos, estão a ter um destino cruel...

O Sr. Vereador do pelouro anda a dormir ou é apenas avesso a fazer o seu trabalho??? 

Alcácer está a parar no tempo...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

Cripta arqueológica do castelo de Alcácer do Sal - celebra 4º aniversário com aposta nas atividades pedagógicas

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal celebra o seu 4º aniversário na próxima semana. Para assinalar a data, este museu preparou um conjunto de atividades bem divertidas para os mais novos. Os festejos decorrem nos próximos dias 18 e 19 de abril (quarta e quinta-feira). Na quarta-feira, a Cripta funciona em horário alargado, das 9h às 24h, com entradas gratuitas para o público em geral.

Criada entre as fundações do antigo Convento de Nossa Srª de Aracaeli, atual Pousada D. Afonso II, a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal conduz os visitantes numa viagem no tempo, dando a conhecer 26 séculos de história e achados com mais de 2500 anos de intervalo entre si.
Na quarta-feira, dia 18 de abril, o público escolar poderá participar em ateliers pedagógicos, que englobam atividades tão diversas como pintura decorativa de mosaicos, criação de colares de contas, construção de puzzles com padrões de época, recriação em barro de figuras orantes, entre muitas outras que passam em revista todos os períodos históricos presentes no museu. Ainda na quarta-feira, pelas 21h30, haverá a atuação do Coro da Universidade Sénior de Alcácer do Sal. No dia seguinte, dia 19, será inaugurada a exposição “Lucernas romanas”.
Esta é uma excelente oportunidade de visitar a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, inserida numa atmosfera subterrânea, que testemunha a ocupação humana da Idade do Ferro até ao século XIX.

in

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=132651&mostra=2

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Área de Acolhimento Empresarial em Alcácer do Sal - Município e AERSET unem-se para criar Zona Industrial

O Município de Alcácer do Sal celebrou esta tarde com a AERSET – Associação Empresarial do Distrito de Setúbal um protocolo tendente à criação de uma “Área de Acolhimento Empresarial” (AAE) na Zona Industrial Ligeira de Alcácer do Sal.

Esta AAE visa promover e captar investimento nacional e internacional, para além de disponibilizar um vasto leque de serviços às firmas já instaladas e a instalar, entre os quais: infraestruturas básicas de abastecimento de água, eletricidade, Internet, telecomunicações, segurança, limpeza, conservação e reparação; infraestruturas complementares de higiene e segurança no trabalho, logística e transporte, gestão, contabilidade e advocacia e apoio ao tratamento de resíduos.

O protocolo prevê, ainda, a criação de espaços de Internet e gestão de tecnologias de Informação, acesso à investigação e a processos de inovação, a possibilidade de especialização sectorial, promovendo estruturas que proporcionem sinergias e ganhos de eficiência pela partilha de conhecimento e desenvolvimento de projetos comuns; a organização de seminários, workshops, ações de formação e eventos; o apoio à gestão de projetos; criação de processos de intermediação e negociação com outros parceiros e de bolsas de emprego; bem como o incentivo à formalização de agrupamentos complementares de empresas.

O apoio integrado a ações de certificação e exportação e a divulgação nacional e internacional das empresas integradas nesta área também fazem parte do protocolo assinado esta tarde por António Capoulas, presidente da AERSET e Pedro Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o que justificou também a presença de outros dirigentes da AERSET, empresários com interesses na região e um representante da AIP- Associação Industrial Portuguesa.

O passo seguinte é a preparação dos elementos instrutórios que constituirão o procedimento de autorização prévia de instalação e exploração da AAE, a submeter à Direção Regional de Economia do Alentejo e a preparação de uma candidatura ao Sistema de Apoio a Áreas de Acolhimento Empresarial e Logística: Eixo Prioritário 1 – Competitividade, Inovação e Conhecimento.


in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=145235&mostra=2


É este o caminho... esperemos a concretização e que resulte. Boa inicitiva.