O
município de Alcácer do Sal requalificou a estrada de ligação a Alcáçovas, em Viana do Alentejo, o que permite melhorar a comunicação entre o interior e o litoral alentejanos, mas exige agora ser recompensado pela Estradas de Portugal. A Estrada Regional 257, que não recebia obras há mais de uma década, apresentava-se “intransitável” entre as localidades de Santa Catarina, em Alcácer do Sal, e Alcáçovas, numa extensão de doze quilómetros.
As obras, que decorreram por fases ao longo dos últimos dois anos, terminaram agora, estando apenas a decorrer arranjos finais. “Foram pagas as massas asfálticas e a obra foi feita com o pessoal da autarquia”, refere o presidente da câmara de Alcácer do Sal, Pedro Paredes, adiantando que “os estragos financeiros rondam os 600 mil euros”. Lembrando o diferendo que mantém com a Estradas de Portugal sobre as responsabilidades de conservação e manutenção da via, o autarca afirma que pretende negociar com a empresa para que a câmara seja recompensada.
“Vamos tentar negociar com a Estradas de Portugal, mas agora este processo já pode levar o tempo que levar porque a estrada já está arranjada”, disse. Para Pedro Paredes, “era completamente inaceitável” Alcácer do Sal não ter uma ligação nascente ao interior do Alentejo e a Espanha. Além disso, sublinha que foram também resolvidos “os problemas da segurança rodoviária, do conforto dos cidadãos e da actividade económica”. “Hoje em dia não há comércio, actividade económica ou turismo, que é aquilo que dá emprego aos habitantes da zona, sem vias”, conclui.
Como exemplo, o autarca refere que “os espanhóis, se tiverem que ir por Montemor-o-Novo, se calhar já não optam por vir à praia da Comporta, optam por ir à Caparica”. Pedro Paredes lembra ainda que o Plano Rodoviário Nacional prevê um outro tipo de intervenção na Estrada Regional 257. “A autarquia vai continuar a reivindicar a construção da via que está projectada, em que é aumentado o seu perfil e corrigidas as curvas”, garante.
.
.
Finalmente a estrada em tempos chamada de "Via Rápida Rogério de Brito" está em condições de voltar a ser utilizada. A recuperação da ligação mais curta entre Alcácer a Évora era uma promessa eleitoral do executivo, felizmente cumprida.