sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Festa Solidária “Todos pela Luzinha”

Dia 30, 21h30, Auditório Municipal

A iniciativa destina-se a angariar fundos para ajudar a alcacerense Maria da Luz, de 43 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), em Dezembro, que lhe paralisou o lado direito do corpo.

Programa:
Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba
Paulo Jorge (ex-vocalista das orquestra de baile “Nova Tribo”)
Gonçalo Oliveira (4º classifado na segunda série do programa “Ídolos”, da SIC)

Paralelamente ao espectáculo realiza-se uma quermesse e será também assegurado serviço de bar.
.

Boats on chocolate


.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal

Está a programar-se, para os dias 22, 23 e 24 de Maio, a realização do 1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal, singelo mas bem sentido tributo a João Carlos Lázaro Faria, que mui precocemente nos deixou.Como se escrevia em anterior mensagem, «o volume da nova documentação arqueológica exumada tem permitido o renovar do estudo desta importante urbe, que, dominando o rio Sado, logrou, com a sua sabedoria de séculos, efectuar um casamento perfeito entre civilizações e recursos económicos».E acrescentava-se:«Alcácer do Sal deteve sempre um papel indiscutível na história da Arqueologia portuguesa. Durante décadas, a actividade arqueológica neste concelho teve a colaboração de investigadores de renome nacional e internacional».Fórum de debate e actualização da investigação efectuada na região, a iniciativa marca também o 1º aniversário da inauguração da Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal, onde convivem achados com mais de 2500 anos de intervalo entre si, e pretende ser, como se disse, homenagem ao Mestre João Faria, que dinamizou a recuperação das ruínas e a conversão da cripta para o turismo.O programa incluirá, além das comunicações e de uma recriação histórica, a visita a sítios paradigmáticos do concelho: a vila do Torrão (Museu Etnográfico, Monte da Tumba…), a referida Cripta, a villa romana de Santa Catarina de Sítimos.Os interessados em participar e em apresentar comunicação deverão contactar, para o efeito, a Dra. Marisol Ferreira, através do e-mail marisol-ferreira@sapo.pt
.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Alcácer quer recompensa pela requalificação de estrada regional

O município de Alcácer do Sal requalificou a estrada de ligação a Alcáçovas, em Viana do Alentejo, o que permite melhorar a comunicação entre o interior e o litoral alentejanos, mas exige agora ser recompensado pela Estradas de Portugal. A Estrada Regional 257, que não recebia obras há mais de uma década, apresentava-se “intransitável” entre as localidades de Santa Catarina, em Alcácer do Sal, e Alcáçovas, numa extensão de doze quilómetros.
As obras, que decorreram por fases ao longo dos últimos dois anos, terminaram agora, estando apenas a decorrer arranjos finais. “Foram pagas as massas asfálticas e a obra foi feita com o pessoal da autarquia”, refere o presidente da câmara de Alcácer do Sal, Pedro Paredes, adiantando que “os estragos financeiros rondam os 600 mil euros”. Lembrando o diferendo que mantém com a Estradas de Portugal sobre as responsabilidades de conservação e manutenção da via, o autarca afirma que pretende negociar com a empresa para que a câmara seja recompensada.

“Vamos tentar negociar com a Estradas de Portugal, mas agora este processo já pode levar o tempo que levar porque a estrada já está arranjada”, disse. Para Pedro Paredes, “era completamente inaceitável” Alcácer do Sal não ter uma ligação nascente ao interior do Alentejo e a Espanha. Além disso, sublinha que foram também resolvidos “os problemas da segurança rodoviária, do conforto dos cidadãos e da actividade económica”. “Hoje em dia não há comércio, actividade económica ou turismo, que é aquilo que dá emprego aos habitantes da zona, sem vias”, conclui.
Como exemplo, o autarca refere que “os espanhóis, se tiverem que ir por Montemor-o-Novo, se calhar já não optam por vir à praia da Comporta, optam por ir à Caparica”. Pedro Paredes lembra ainda que o Plano Rodoviário Nacional prevê um outro tipo de intervenção na Estrada Regional 257. “A autarquia vai continuar a reivindicar a construção da via que está projectada, em que é aumentado o seu perfil e corrigidas as curvas”, garante.
.
.
Finalmente a estrada em tempos chamada de "Via Rápida Rogério de Brito" está em condições de voltar a ser utilizada. A recuperação da ligação mais curta entre Alcácer a Évora era uma promessa eleitoral do executivo, felizmente cumprida.

“Um dia pela vida” lançado em Alcácer do Sal




“Um dia pela vida” é este ano lançado em Alcácer do Sal. Organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society, o projecto vai decorrer até dia 9 de Maio e pretende informar e apoiar as comunidades locais bem como angariar fundos, de forma divertida, para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade organizadora do evento.O lançamento da iniciativa está marcado para este sábado, dia 31 de Janeiro, no auditório municipal da cidade, às 16 horas, num evento com a apresentação do projecto à comunidade, um colóquio médico subordinado ao tema “Vamos Falar de Cancro” e animação a cargo do Grupo Feminino Cantares do Xarrama.A organização convida toda a população a fazer parte deste projecto inscrevendo uma equipa ou participando nas actividades que serão realizadas pelas equipas inscritas. Para colaborar basta formar equipas com oito a vinte elementos – cada um contribui com 10 euros e recebe uma t-shirt oficial para usar no último dia da iniciativa - e dar asas à imaginação. Campeonatos de futebol, corridas de natação, passeios, venda de bolos ou artigos de artesanato são apenas algumas das actividades que as equipas poderão organizar até Maio com o objectivo de ajudar esta causa que é a luta contra o cancro.A grande festa de encerramento deste projecto está marcada para dia 9 de Maio com actividades que vão juntar toda a comunidade local num ambiente de festa, com espectáculos, música e outras actividades paralelas. Está também programada uma caminhada simbólica à volta de uma pista que simboliza o empenho constante de todos na luta contra o cancro.Para a organização “Um Dia Pela Vida” representa “a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a combater o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido”.Esta iniciativa é um movimento de solidariedade mundial que envolve milhões de pessoas em todo o mundo. O projecto nasceu nos EUA, há mais de 20 anos sob o nome Relay for life, ou estafeta pela vida. Actualmente existe em mais de 26 nações e mais de 5500 comunidades já o fazem com dois grandes objectivos comuns: educar para a prevenção e angariar fundos que apoiem o trabalho desenvolvidos por organizações que lutam contra o cancro, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro.Portugal juntou-se a esta onda de solidariedade em Março de 2005, em Coruche, com o projecto “Um dia pela Vida”. Desde então a iniciativa já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Ponte de Lima, Redondo, Elvas, Trofa, Caldas da Rainha, Seia e Almeirim e teve a participação de cerca de 100 mil pessoas. Agora chegou a vez de Alcácer do Sal onde, tal como nas outras localidades, é esperada uma enorme adesão da comunidade local.
.

Autarquia pede apoio a empresários para novo quartel de bombeiros

Com o objectivo de ajudar os bombeiros a construir o novo quartel da cidade, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal criou uma imagem gráfica, onde um capacete de bombeiro se tornou num mealheiro, que acompanha uma carta onde se sensibiliza os empresários a contribuir para a construção da nova sede operacional da corporação, edifício que vai beneficiar o concelho, visto que dotará os bombeiros de melhores condições para acudir a situações de sinistro.Os empresários são assim convidados a entrar nesta campanha de solidariedade e a contribuírem para a conta bancária em nome dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal, que foi aberta pela autarquia.Esta iniciativa vem no seguimento de variados esforços tendentes a desbloquear a construção do novo quartel. Com o objectivo de ajudar os bombeiros neste combate foi aprovado na reunião de câmara de dia 22 um protocolo entre a autarquia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal e o Instituto Politécnico de Beja com vista à candidatura a financiamentos para a construção do novo quartel. Com este acordo, o Instituto Politécnico de Beja fica responsável pela elaboração da candidatura a apresentar no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional na área da Prevenção e Gestão de Riscos, destinada à construção da nova sede desta corporação. No mesmo sentido está também prevista para a próxima semana uma reunião entre a Câmara, os Bombeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.Recorde-se que até agora a construção do novo quartel não foi possível devido aos índices do actual Plano Director Municipal (PDM) de Alcácer do Sal – aprovado em 1994 - que classificava a zona onde os bombeiros possuem o terreno, junto à Piscina Municipal Coberta, como de transição para espaço rural, realidade que a urbanização daquela área entretanto alterou. Em Dezembro a câmara aprovou a alteração parcial daquele plano que, após consulta pública e aprovação pela Assembleia Municipal terá também o aval da CCDR-Alentejo, o que possibilitará finalmente o licenciamento daquela obra tão esperada.Agora, para avançar com aquela que é uma velha aspiração dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal e de toda a população, a corporação precisa da ajuda de todos. Empresas e particulares podem contribuir com depósitos na conta número 000 670 699 503 do balcão local do Banco Espírito Santo.

in http://alentejomagazine.com/2009/01/autarquia-pede-apoio-a-empresarios-para-novo-quartel-de-bombeiros/