terça-feira, 23 de março de 2010

Câmara lança primeiros concursos no âmbito do RUAS

O programa de acção do Ruas vai mudar Alcácer do Sal e envolve um investimento global de 8,5 milhões de euros, dos quais aproximadamente 2,3 milhões são comparticipados pelo FEDER, numa iniciativa QREN com apoio no INALENTEJO. O grande objectivo é valorizar o papel de Alcácer do Sal como a Cidade Histórica do Litoral Alentejano.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou a abertura de concurso público para a concepção dos estudos prévios para a requalificação urbana do espaço intramuros e acessos ao castelo de Alcácer do Sal e para a requalificação do espaço público na margem norte do rio Sado, ambos incluídos no Programa Ruas – Revitalização Urbana de Alcácer do Sal…do castelo ao Sado.
As empresas interessadas em concorrer têm 40 dias após publicação de anúncio para a apresentação de propostas. A firma escolhida deverá depois apresentar igualmente os projectos de execução, que deverão ser aprovados pela câmara municipal no máximo até ao dia 18 de Dezembro.

Estes são os dois primeiros concursos lançados no âmbito do Ruas e são também as duas mais complexas intervenções abrangidas por este programa.

Entre as soluções a apresentar pelos concorrentes estão a requalificação dos espaços de utilização pública; a extensão das áreas verdes; a criação de áreas mais atractivas que potenciem os locais como zonas de estadia, lazer e actividades ao ar livre; a definição de circuitos pedonais; introdução de mobiliário urbano e áreas de esplanada; o reordenamento da circulação e do estacionamento e reformulação de infra-estruturas, nomeadamente rede de águas, telecomunicações, energia eléctrica e esgotos.

As empresas interessadas podem consultar os documentos inerentes a este concurso na secção de aprovisionamento, sita no edifício dos paços do concelho, ou ter acesso através de formulário disponibilizado online em www.cm-alcacerdosal.pt e posterior envio para ruas@m-alcacerdosal.pt
.

domingo, 14 de março de 2010

BVAS - Ser Sócio

Você precisa do Corpo de Bombeiros.
A Associação precisa de si
Associe-se!
Para efectuar a incrição necessita:


2 Fotografias tipo passe

Fotocópia do Bilhete de Idêntidade

Efectuar pagamento de 6 meses de quotas no minimo

Joia de Inscrição 1 Euro + 6 Euros ( Quotas )

terça-feira, 2 de março de 2010

Stone Slaves vence Festival Rock N'Bee em Mondim de Basto


A banda "Stone Slaves", de Alcácer do Sal, foi a grande vencedora do 1º Festival Bandas de Garagem "Rock N`Bee", organizado pela autarquia Mondinense e realizado, ao longo das últimas cinco semanas, no salão dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto. "Promo", de Guimarães, e "Bla Bla Bla, de Esposende, foram as bandas que ocuparam os restantes lugares de pódio. Uma noite empolgante - num ambiente escaldante e com casa cheia - marcou, o encerramento do Rock N´Bee, numa maratona de rock das cinco bandas finalistas, que fizeram delirar o muito público presente, abrilhantado, ainda, pela actuação do "Orangotang", que encerrou o festival. Um grande festival, qualidade das bandas, excelentes condições de palco, som, luz e coreografia, poderão ser estes os predicados do sucesso do Rock N´Bee, que consagrou, na sua primeira edição, os "Stone Slaves", formado pelo quinteto: Jimmy (guitarra e voz), Nuno (bateria), Freak (guitarra), Karlão (baixo) e Vieira (guitarra). O encerramento do "Rock N´Bee" foi marcado pela actuação dos "Orangotang", que, durante o concerto, apresentaram quatro músicas do novo trabalho musical "Controlo", a sair, brevemente, para o mercado.

.

Quatro notas sobre a última Assembleia Municipal

1)Durante este mandato, com o objectivo de aproximar eleitos e eleitores, a Assembleia Municipal decidiu que as suas reuniões terão lugar, alternadamente, na sede do Concelho e nas Freguesias rurais. Assim sendo, a Assembleia de Sábado (27 de Fevereiro) teve lugar em Santa Susana.
Pode dizer-se que foi uma aposta ganha. Na sequência de um encontro preparatório entre a Mesa da Assembleia e o Presidente da Junta de Freguesia, foi possível trazer para a Assembleia um conjunto de questões prioritárias para a Junta de Freguesia de Santa Susana e debater eventuais soluções com o executivo. Seguramente por isso, os trabalhos contaram com uma assistência apreciável e, sobretudo, participativa.
2) No período antes da ordem do dia foi apresentada uma moção do Bloco de Esquerda intitulada “Pela República”. Nesta moção Sendo que, até ao momento, a autarquia não anunciou qualquer evento comemorativo do Centenário da Implantação da I República, os deputados (…) solicitam à câmara que elabore o mais rapidamente possível um programa comemorativo digno do Centenário da I República e manifestam a sua disponibilidade para colaborar na sua realização.
Na apresentação da Moção foi frisado que estas comemorações devem, necessariamente, incidir sobre a especificidade histórica do Concelho e podem ser uma excelente oportunidade para promover o Património local. Mais, foi alertado o executivo para os eventuais recursos disponibilizados pela Comissão do Centenário.
A moção foi aprovada por unanimidade e foi decidido que a Comissão de Educação da Assembleia Municipal deverá preparar um projecto a apresentar à vereação.
3) Pode este executivo ser diferente? Deveria ser diferente! Um exemplo esclarecedor.
Na última Assembleia da Comunidade intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL) o deputado do Bloco de Esquerda teve conhecimento que o município de Alcácer foi o único do Litoral Alentejano a não participar da candidatura ao projecto Economia Digital e Sociedade do Conhecimento (equipamento dos Jardins de Infância e Escolas de 1º Ciclo com material informático) coordenada pela CIMAL, simplesmente, porque… não se mostrou interessado. Quando perguntado se confirma esta informação o Presidente Paredes confirmou dizendo "não sabia [do projecto] lamentamos a ignorância”. Palavras para quê!
Além do mais, deve acrescentar-se, o Presidente Paredes é membro do Conselho Executivo da CIMAL!
4) Um dos últimos pontos da ordem de trabalhos foi a votação do Plano de Actividades e Orçamento da EMSUAS para 2010.
Pelos vistos, ninguém tinha dúvidas… até Bloco de Esquerda colocar as suas dúvidas.
A EMSUAS deve ser apoiada. De resto, não se percebe porque razão a Câmara insiste em contratar uma empresa privada para fazer a limpeza da Abegoaria e dos Paços do Concelho quando esses serviços podiam ser entregues à EMSUAS! Mas essa é outra questão.
Agora, falamos de dinheiros! Olhando os valores que resultam da prestação de serviços ao município importa que se explique, desde logo, como são calculados e a que se destinam. Na verdade, os valores parecem estar inflacionados!
Na Limpeza dos Edifícios importaria saber o que é a rubrica Núcleo Museológico [o Museu Municipal continuará a ser objecto de escavação…] ao qual se destinam 29.294,04 euros. Um valor aproximado aos 28.751,41 euros destinados à Estação Central de Camionagem. E que dizer da Manutenção dos Edifícios Municipais? Para a WC da margem sul são destinados 10.598.39 euros, mais do que os 7.123,18 euros destinados ao Pavilhão Gimnodesportivo e quase tanto como os 12.835,21 euros destinados à Biblioteca Municipal!
Depois do Bloco pedir explicações para esta situação, a vereadora Ana Chaves [CDU] lá disse que, também, ela havia pedido explicações em reunião de câmara e nunca lhe foram dadas. A deputada Nédia cabecinha – e não foi a única na bancada da CDU a manifestar incómodo com os valores expostos - falou de valores "camuflados".
O executivo pediu desculpa dizendo que deveria ter convidado a estar presente na assembleia o contabilista e assumiu que "os preços estão mal justificados!
"Todavia… o Plano de Actividades e Orçamento da EMSUAS para 2010 foi aprovado com os votos a favor da bancada da CDU, PS e PSD. O Bloco foi consequente e votou contra! É preciso saber como são gastos os nossos dinheiros! Depois, é preciso que sejam bem gastos!
.