quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Financiamento do Feder viabiliza quartel dos bombeiros em Alcácer

O novo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal vai ser construído na entrada norte da cidade, depois de ter sido assinado um contrato de financiamento no Ministério da Administração Interna, que prevê que o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) comparticipe a infra-estrutura em 580 mil euros. Pedro Paredes, presidente da câmara municipal, salienta que o equipamento “vem numa altura muito importante”, uma vez que o actual quartel dos bombeiros se situa na zona baixa da cidade, “sendo frequentemente inundado pelas águas do rio Sado”.


Com o novo local, o quartel dos bombeiros voluntários passa agora “a ter entrada directa na variante de Alcácer”, dando mais “qualidade e funcionalidade ao seu trabalho”. Pedro Paredes explica que o “projecto arquitectónico do quartel, pago pela autarquia, foi muito difícil de ser aprovado”, uma vez que o Plano Director Municipal (PDM) não previa a ocupação de terrenos na zona norte da cidade por edifícios de cerca de dois mil metros quadrados. “Teve de haver uma revisão específica do PDM para viabilizar a infra-estrutura, o que dificultou e atrasou todo o processo”, recorda.

O apoio concedido pelo Feder, no âmbito do Programa Temático de Valorização do Território, prevê ainda que a autarquia financie a infra-estrutura em cerca de 250 mil euros. “É um sacrifício que a autarquia vai fazer, mas que vale a pena”, realça o edil alcacerense, que explica que a parceria que se estabeleceu entre a autarquia, os bombeiros e a população, em todo o processo, “era desejável para o levar a bom porto”.

Pedro Paredes realça ainda que o co-financiamento do Feder será “muito útil” para a parte técnica do quartel, garagens e telecomunicações, que, no seu todo, ascende a 830 mil euros. A parte técnica, a “base da infra-estrutura”, será construída em primeiro lugar, esperando-se que, para a parte social, nomeadamente gabinetes médicos e salas de convívio, se “consiga arranjar mais verbas no futuro”. “Uma das soluções, poderá passar por canalizar parte do dinheiro da venda do actual edifício para o novo”, explica.

.

in http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=11746

Câmara aprova orçamento para 2010

Educação, regeneração urbana e ordenamento do território são as grandes prioridades do executivo camarário para 2010.

A Assembleia Municipal de Alcácer do Sal aprovou ontem as Grandes Opções do Plano para 2010-2013 e o Orçamento para 2010, este com um valor global de aproximadamente 26.6 milhões de euros. CDU e Bloco de Esquerda votaram contra estes documentos previsionais de gestão, PS e PSD votaram favoravelmente, o que resultou em empate, já que se registou a ausência de um elemento da bancada da CDU. O voto de qualidade do presidente da Assembleia Municipal, Duarte Lynce de Faria, desequilibrou a votação e fez aprovar as propostas.

De acordo com o texto de apoio distribuído aos deputados municipais, os documentos em causa traduzem “as opções estratégicas e as prioridades políticas do actual executivo municipal, que passam não só pela requalificação do espaço urbano, mas também pela qualificação das pessoas, com o objectivo de dar resposta positiva ao desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Alcácer do Sal.

Desta forma se explica que entre os principais objectivos a cumprir e dotados de verbas correspondentes estejam a construção e remodelação de centros escolares e outras apostas na educação, com 4,5 milhões de euros. Nesta listagem de prioridades estão ainda as actividades de intervenção e apoio às instituições particulares de solidariedade social – com mais de 4 milhões de euros – o Projecto RUAS – Regeneração Urbana de Alcácer do Sal; a execução de instrumentos de ordenamento do território (1.3 milhões de euros); a beneficiação e ampliação de estações de tratamento de esgotos; ou ainda os investimentos na rede viária.

Na desagregação por programas destacam-se ainda a cultura, com 557, 450 euros; o desporto, recreio e lazer, com 619.760 euros, o saneamento, com 531. 592 euros, e a recolha e tratamento de resíduos sólidos, com 492 mil euros.

As bancadas dos partidos políticos com assento na Assembleia tiveram diferentes interpretações sobre o orçamento e as prioridades ali denotadas. Se a CDU criticou a ausência de iniciativas como a revisão do PDM, a requalificação dos mercados ou a protecção das captações de água, criticando o que classificou de “empolamento” das receitas; o PS, embora tenha apelado a uma maior participação popular na elaboração dos próximos documentos deste tipo, salientou que este é um orçamento revelador “da eficácia, da visão estratégica e da eficiência da Câmara Municipal, mostrando ainda “sentido de mudança”, por apostar na qualificação dos cidadãos de amanhã. O PSD adjectivou-o de “orçamento equilibrado”, que vai ao encontro do desenvolvimento esperado para a região e o Bloco de Esquerda, que também criticou a “pouca discussão” na feitura das propostas, opinou que o orçamento para 2010 “abre a porta a uma gestão casuística”.

.

in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=143179&mostra=2&seccao=autarquias&titulo=Alcacer-do-Sal-%0ACamara-aprova-orcamento-para-20

domingo, 27 de dezembro de 2009

Novo quartel dos bombeiros de Alcácer dá passo decisivo

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal assinou, no Ministério da Administração Interna (MAI) o protocolo de financiamento para o novo quartel dos Bombeiros, uma antiga aspiração do concelho

O apoio concedido, no domínio de Prevenção e Gestão de Riscos do Eixo III do Programa Temático de Valorização do Território, envolve uma comparticipação do Fundo de Coesão de 70 por cento do valor elegível da obra, correspondendo assim a 580.968,46 euros.
A autarquia assume os restantes 30 por cento não financiados no âmbito desta candidatura. O subsídio é de cerca de 249 mil euros, 160 mil dos quais orçamentados para 2010 e o restante para o ano seguinte. A este apoio junta-se ao subsídio anual de 85 mil euros destinados à aquisição de uma ambulância no ano passado e de um auto-tanque já em 2009.
Paralelamente ao apoio autárquico, os interessados em apoiar a corporação podem também reforçar os valores que já foram depositados na conta aberta pela câmara, no Banco Espírito Santo, de modo a apoiar a construção do novo quartel.
.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Batata-doce gigante é atracção em estabelecimento comercial

Não é propriamente da Comporta, mas também nada tem a ver com os fenómenos do Entroncamento. A batata-doce gigante foi criada numa herdade de Alcácer do Sal. Pesa mais de 4 quilos e serve agora de decoração num estabelecimento da cidade, de cujo balcão só sairá quando… murchar.

É daquelas curiosidades da mãe-natureza. Nos terrenos da herdade ‘Casas Novas’, em Alcácer do Sal, e de entre um cultivo de batata-doce, nasceu uma que cresceu desmesuradamente. A balança não engana e o ponteiro acusa exactamente 4.150 kg!

O gigante tubérculo foi cultivado por Francisco Custódio, que garante não ter utilizado qualquer tipo de adubo nesta sua sementeira feita há cerca de três meses, nas produtivas terras de Alcácer, sendo que a Comporta é o local de excelência para a batata-doce.

Natural de Alcácer do Sal, este agricultor, de 75 anos de idade, reside em Setúbal, mas nunca de despegou das “raízes” à terra, deslocando-se frequentemente à herdade alcacerense para as sementeiras.

Apesar da época festiva em que nos encontramos, este extraordinário exemplar da terra jamais está livre de ser consumido. A gigante batata-doce foi oferecida, sem embrulhos nem lacinhos, mas sim em mão própria, pelo seu agricultor à proprietária de um estabelecimento comercial, vulgo ‘café’, sito na rua Padre Nunes da Silva, n.º 113, Loja A, entre a Tetra e a Bela Vista.

“Fiquei espantada com o tamanho da batata-doce, mas mais espantados ficaram alguns dos meus clientes, quando a viram exposta aqui no balcão,” reconhece Sandra Ramalho, a proprietária do Café ‘Angola’.

Francisco Custódio, o agricultor, é cliente do referido estabelecimento, “e por graça ofereceu-me esta batata que, ele próprio, confessou-nos nunca ter visto nada igual,” relatou a comerciante a «O Setubalense».

O gigante exemplar, apesar de dar muito doce para encher os fritos de Natal, não conhecerá sequer uma faca. Essa é uma garantia deixada por Sandra Ramalho, que, aproveitando o curioso formato do tubérculo – faz lembrar um animal de quatro patas – fez-lhe uns olhos, um nariz e uma boca, e no seu ‘dorno’ colocou-lhe um boneco, tipo Pai-Natal.

Ao lado, para termo de comparação de tamanho, encontram-se duas batatas-doces perfeitamente normais, respectivamente com os pesos de 75 e 167 gramas. É como comparar um arranha-céus com um prédio de 5 andares…

“Olhe, isto tem sido um sucesso! As pessoas acham muita piada, e já prometi a mim mesmo nunca a cortar, apesar de dar um jeitão para os doces de Natal”, atira a proprietária do café ‘Angola’, que está agradecida ao agricultor Francisco Custódio. “Que Deus lhe dê muita saúde para continuar a tratar da sua horta”, rematou Sandra Ramalho.

.

in http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=423&id=14470&idSeccao=3257&Action=noticia

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Governador civil preocupado com problemas do sector do arroz

O governador civil do distrito de Setúbal, Macaísta Malheiros, está “preocupado” com os problemas dos produtores de arroz de Alcácer do Sal. Depois de reunido com Pedro Paredes, presidente da câmara municipal daquele município, e com os representantes das várias associações ligadas à orizicultura, Macaísta Malheiros prometeu “interceder junto do ministro da Agricultura, António Serrano”, no sentido de encontrar soluções para o sector, embora adiante que “o Governo não tem competência para resolver todos os problemas, porque estes são de natureza diferente e têm consequências distintas”.


De acordo com o governador civil, um dos problemas com que o sector da orizicultura se depara está directamente relacionado com a prática do dumping, ou seja, com a venda do arroz nas grandes superfícies comerciais abaixo dos reais custos de produção. Macaísta Malheiros explica que é “necessário saber se existem práticas censuráveis por parte das grandes distribuidoras, para evitar estas alegadas práticas de dumping”. O presidente da câmara alcacerense concorda com o governador civil e alega que a imagem “de maus da fita, que os produtores de arroz têm, tem de ser mudada”.

Na audiência entre as diferentes partes foram também expostos os problemas decorrentes da “quebra do valor de arroz, face a 2008”, que contraria a tendência de produção cada vez mais alta, a hipótese de ser criada “uma linha de crédito específica, com fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder)”, que tornaria os custos de produção mais competitivos, bem como a criação “de uma denominação de origem protegida”, que valorizaria o produto. “Os produtores de arroz queixam-se também dos problemas crescentes que têm para pagar atempadamente à segurança social e estão preocupados com a possibilidade de a União Europeia deixar de classificar a zona de produção como uma área desfavorecida”, salienta o governador civil.

O município de Alcácer do Sal também já pediu uma audiência ao ministro da Agricultura, para que sejam discutidas soluções que minimizem os problemas que a orizicultura actualmente enfrenta. João Reis Mendes, director executivo do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (APARROZ), uma das associações que reuniu com o governador civil, não prestou declarações sobre este assunto, em tempo útil, ao “Setúbal na Rede”.

.

in http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=11711

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comissão para a Defesa dos Agricultores e Arroz de Alcácer recebida pelo Governador Civil de Setúbal

Presidente da Câmara e Assembleia Municipal, representantes dos quatro grupos parlamentares com assento na assembleia, APARROZ, Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, Associação de Beneficiários do Vale do Sado, ASSETARROZ e Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal foram recebidos esta segunda-feira pelo Governador Civil de Setúbal para darem conta das dificuldades enfrentadas pelo sector da orizicultura no concelho de Alcácer do Sal.
Na audiência, pedida no início deste mês pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a Comissão Representatitva para a Defesa dos Agricultores e do Arroz de Alcácer abordou diversas questões, nomeadamente a importância sócio-económia da cultura do arroz no concelho; a prática de vendas com prejuízo por parte da Grande Distribuição, com valores abaixo dos custos de produção; a necessidade de tornar os custos de produção mais competitivos; as dificuldades de armazenamento do arroz para os pequenos produtores que, não tendo onde guardá-lo, se vêem obrigados a vender o arroz a qualquer preço, e a importância de manter o território de Alcácer do Sal enquanto zona desfavorecida para actividade agrícola pois, caso contrário, os apoios aos agricultores do concelho irão diminuir. As situações expostas por todos os presentes foram acarinhadas pelo Governador Civil, que se mostrou solidário com os orizicultores e prometeu interceder junto do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das PescasDe salientar que o município também já solicitou uma audiência com o Ministro António Serrano com o objectivo de obter informação por parte do Governo sobre as políticas que pretende desenvolver para minimizar os prejuízos dos produtores de arroz.
.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Exposição de Brinquedos no Torrão

Cerca de 60 brinquedos, jogos, livros e fotografias compõem o espólio da exposição “Brinquedos de Outros Tempos” que pode ser vista no Museu Etnográfico do Torrão já a partir de amanhã. A inauguração está marcada para as 21h desta sexta-feira e a mostra, com brinquedos desde os anos 40, vai estar patente até dia 16 de Janeiro.

A iniciativa só foi possível graças à colaboração da população do concelho que participou e contribuiu para esta partilha de memórias com alguns dos seus tesouros de infância que chegam agora a todos aqueles que visitarem o Museu etnográfico do torrão.

A exposição pode ser vista de 2ª a 6ª feira e no primeiro e terceiro sábado do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

.

in http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/Noticias/Paginas/ExposicaodeBrinquedosnoTorrao.aspx

Executivo aprova orçamento de 2010

O executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou por maioria, com o voto contra da CDU, o orçamento para o próximo ano.

O documento tem um valor global de 26.6 milhões de euros. O montante previsto para 2010 no Plano Plurianual de Investimentos é de 10 milhões de euros, com destaque para os centros escolares da Comporta e do Torrão – já em construção - e os projectos de regeneração urbana. O orçamento será agora submetido a discussão e aprovação da Assembleia Municipal na próxima 2ª feira, dia 21, a partir das 20h30 horas, no Auditório Municipal. A reunião, como é hábito, é pública e está aberta a todos os interessados.
.
in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=143093&mostra=2&seccao=autarquias&titulo=Alcacer-do-Sal-%0AExecutivo-aprova-orcamento-de-2

Assembleia Municipal em reuniões descentralizadas

A Assembleia Municipal de Alcácer do Sal vai realizar sessões fora da sede do concelho com o objectivo de incentivar a participação popular e cada vez mais ir ao encontro dos anseios e preocupações das populações.

A ordem definida para a realização destas reuniões ordinárias será partir da freguesia de menor dimensão em termos demográficos, para aquela com maior expressão demográfica. Assim, em 2010, a sessão de Fevereiro realizar-se-á em Santa Susana, seguida de reuniões em São Martinho e Comporta, respectivamente em Abril e Dezembro.

Os eleitos na Assembleia Municipal decidiram também criar quatro comissões permanentes. Uma é dedicada ao urbanismo, mobilidade, segurança e ambiente; outra à educação, saúde e acção social; a terceira destina-se ao planeamento, administração, finanças e desenvolvimento económico e a restante tem como meta rever o regimento da assembleia.

.

in http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=420&id=14331&idSeccao=3240&Action=noticia

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Troço Marateca-Grândola do IC1 em obras até 2011

A Estrada Nacional 120 (IC1), que liga Marateca, Alcácer do Sal e Grândola, vai entrar em obras de requalificação, que deverão prolongar-se até ao dia 31 de Janeiro de 2011, de acordo com ofício enviado à Câmara Municipal de Alcácer do Sal pela Estradas de Portugal.
A autarquia lembra que tinha questionado aquela empresa sobre o início da intervenção, manifestando preocupação quando às condições de segurança daquela via, tantas vezes notícia devido à ocorrência de acidentes.
De acordo com a informação prestada, além de reparação de passagens hidráulicas (algumas já executadas), correcção do piso e das bermas, na área do concelho de Alcácer do Sal está prevista a construção de passagens desniveladas em Palma, Alberge e Albergaria, de forma a garantir maior segurança nas entradas e saídas destas localidades.
.
in http://www.correioalentejo.com/index.php?diaria=4000

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Município quer ouvir o Governo sobre medidas para minimizar as dificuldades dos produtores de arroz

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal solicitou ao Governador Civil do Distrito de Setúbal e ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas audiências com o objectivo de manifestar as preocupações deste município quanto aos problemas actualmente enfrentados pelo sector da orizicultura, bem como de obter por parte do Governo informações sobre quais as políticas que pretende desenvolver tendo como meta minimizar os prejuízos dos produtores de arroz.

Na missiva, Pedro Paredes realça a enorme importância económica e social deste sector no Vale do Sado e no concelho de Alcácer do Sal em particular, algo confirmado do ponto de vista de estratégia para o futuro pelo documento “Alcácer do Sal, Património de Mudança – Estudo de Enquadramento Estratégico”, elaborado pela ParqueExpo e pela Câmara e aprovado em 2009.

O autarca frisa também a relevância da orizicultura para o desenvolvimento estruturante do concelho, algo reafirmado recentemente em moção aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e em documento emanado da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal, dando conta da criação – também aprovada por unanimidade – da “Comissão Representativa para a Defesa dos Agricultores e do Arroz de Alcácer”.
.
in http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=143078&mostra=2&seccao=autarquias&titulo=Alcacer-do-Sal-%0AMunicipio-quer-ouvir-o-Governo-